Na rota dos engenhos
17 sept. 2007
Quem sai de Fortaleza pela CE-040, com destino às praias do litoral Leste, se depara com vários engenhos de cana-de-açúcar ao longo da rodovia. A quantidade de produtos oferecidos é tamanha que os produtores daquela região estão intitulando a CE-040 de Rota dos Engenhos. O passeio é uma gostosura, temperado com vários sabores
Rapaduras, alfenins, cocadas, puxa-puxa, mel e doces diversos. A CE-040 transformou-se numa rota gastronômica para quem busca produtos derivados da cana-de-açúcar. Os engenhos estão distribuídos ao longo da rodovia, nos trechos pertencentes aos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel.
Alguns desses engenhos já viraram parada obrigatória dos ônibus de turismo que seguem para as praias do litoral Leste. Nos estabelecimentos agrícolas, os turistas podem observar todo o processo de feitura da rapadura, desde a moagem da cana-de-açúcar até a fervura do melaço da cana e a transformação em rapadura. Novidades para muitos que se encantam com o processo artesanal ricamente difundido no Nordeste brasileiro.
Para melhor receber os turistas, os engenhos da CE-040 estão passando por um processo de padronização, onde são levados em consideração a higiene do local e o atendimento de qualidade. Este trabalho visa resgatar a cultura dos engenhos de cana-de-açúcar e reforçar para todo o mundo que a rapadura continua sendo, como sempre foi, um produto genuinamente brasileiro, fruto de nossa colonização.
Commenter cet article