Nova Olinda. O trabalho das pesquisas arqueológicas será ampliado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca). A Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri, acaba de firmar convênio com a universidade no sentido de desenvolver ações na área da cultura, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento de estudos sobre os antepassados do homem naquela região.

A assinatura do acordo aconteceu na Urca, com a presença dos diretores da Fundação, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, e a reitora em exercício da Urca, Otonite Cortez, além de professores, pró-reitores e procuradoria.

Conforme o convênio, a perspectiva dos trabalhos envolve questões culturais e técnico-científicas, voltada para ações de capacitação na área de recursos humanos, envolvendo os cursos da universidade. As pesquisas serão desenvolvidas nas áreas de Antropologia, História e também no contexto regional.

O desenvolvimento cooperativo e planificado é outra finalidade do convênio, visando à documentação e formação cultural, educacional e científica.

Fundação Casa Grande

A Fundação Casa Grande vem desenvolvendo um trabalho voltado para crianças e adolescentes há 15 anos. São filhos de agricultores de Nova Olinda.

Segundo o presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, o convênio com a Urca tem uma grande importância para as duas instituições, por serem captadoras de valores e potenciais na região. ´O importante é poder reunir forças no propósito de facilitar esse desenvolvimento´, diz.

Para Alemberg, o convênio é visto de uma forma boa pelos governos municipal, estadual e federal e organizações não-governamentais. ´É uma oportunidade de agregar os valores que cada uma delas tem´.

A reitora da Urca em exercício, Otonite Cortez, diz que a universidade está refazendo o convênio com a Casa Grande, o que representa o esforço de reatar a linha do desenvolvimento institucional, dentro do projeto de consolidação da Urca como instituição regional.

A difusão de trabalhos de cunho científico por meio da mídia, seminários e outros eventos estão entre os objetivos dos projetos a serem desenvolvidos nos próximos dois anos, período do convênio, podendo ser renovado por meio de aditivo.

Rosiane Limaverde afirma que o trabalho em conjunto da universidade com a instituição traz à tona toda uma história a ser seguida e estudada dentro no âmbito regional. O apoio da Urca vai possibilitar um trabalho mais amplo em torno daqueles sítios arqueológicos.

Mais informações:

Fundação Casa Grande (88) 3546-1333 Avenida Jeremias Pereira, 444, Centro - Nova Olinda - CE.

Urca - Universidade Regional do Cariri - (88) 3102-1230 - 3102-1276 Rua Teófilo Siqueira, 684, Centro - Crato - CE.

Retour à l'accueil