Crato. A professora e escritora norte-americana Candance Slater está de volta ao Cariri. Ela está hospedada na residência da artista plástica Assunção Gonçalves, localizada no Centro, em Juazeiro do Norte. Sua nova visita foi programada propositadamente para aprofundar seus conhecimentos sobre a Romaria de Finados.

Doutora em Literatura Brasileira, Candance é diretora do Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia-Berkeley e consultora do Ministério da Cultura do Brasil nos Estados Unidos. Ela é autora de sete livros, entre os quais “A Vida no Barbante” (sobre a literatura de cordel) e “Trail of Miracles” sobre os milagres atribuídos ao Padre Cícero e conservados no imaginário popular.

Candance conhece o Brasil desde 1972. Naquele ano, ainda estudante, de passagem para o Chile, permaneceu dois dias no Rio de Janeiro e ficou encantada com a cultura brasileira. Foi o bastante, segundo afirma, para mudar o projeto da sua tese, antes direcionada para a cultura chilena.

Brasilianista

De volta do Chile aos Estados Unidos, Candance aprendeu português. Em 1973 desembarcou em Recife, onde durante um ano, pesquisou sobre cultura popular nordestina a partir do romance “A Pedra do Reino”, do escritor Ariano Suassuna.

Em Recife, Candance passou a freqüentar o Mercado São José. Ali, conheceu vários cordelistas. Aquele tipo de literatura popular a seduziu de imediato. Foi o próprio Ariano Suassuna quem a incentivou a vir pesquisar os cordéis e os cordelistas do Cariri. Na opinião de Ariano Suassuna, o Cariri conserva toda a pureza e originalidade da literatura do cordel, herdadas da tradição medieval.

Candance Slater já visitou várias vezes o Cariri. Chegou a residir por alguns meses na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. Recentemente, ela iniciou pesquisas sobre as histórias e tradições orais do interior do Nordeste, com ênfase para o território da Bacia Sedimentar do Araripe. Nesta atual temporada no Cariri, Candance dará continuidade às pesquisas iniciadas em 2005. Daqui ela segue para Belo Horizonte, onde participará do Congresso dos Pontos de Cultura do Brasil, projeto do ministro da Cultura, Gilberto Gil, no qual Candance Slater presta consultoria.

Retour à l'accueil