A dança está ganhando outros movimentos em Limoeiro do Norte. Um novo desafio surgiu em agosto de 2007 para contrabalançar o axé e o forró. O Projeto Paz e União — filiado ao Fundo Cristão para Crianças — começou um trabalho de dança focado no resgate das movimentações sertanejas, desenvolvido na Companhia de Dança Maria Fumaça, que já iniciou turnê pelo Estado do Ceará.

Até março a companhia deverá passar por Fortaleza, com apresentações no Theatro José de Alencar, em agenda a ser confirmada. O grupo, formado por 30 crianças, adolescentes e jovens de 2 a 19 anos, já circulou por cidades do Baixo Vale do Jaguaribe.

De acordo com o diretor Narcélio Gomes, ao vivenciarem e resgatarem a musicalidade do Estado, os integrantes da companhia também desenvolvem o lado criativo. As apresentações vêm conquistando o público de todas as idades.

“Este trabalho sofreu resistência no início, mas quando as crianças começaram a perceber que a proposta era interessante, de quatro passamos para 30 integrantes no projeto e hoje há fila de espera”, diz coordenadora do Projeto, Maria Francineide Chaves de Azevedo.

Segundo ela, o objetivo é manter o espetáculo em cartaz até julho de 2008. “No terreiro do sertão” transporta para o palco o universo sertanejo nas figuras do pilão, peneira, espingarda, cerâmicas, retratando a vida do matuto ou arigó, como também é conhecido.

“Com este trabalho as crianças, adolescentes e jovens estão descobrindo a todo momento diferentes maneiras de movimentar o corpo. É tanto que o espetáculo está sempre sendo aprimorado”, lembra a coordenadora do Projeto.

12/02/08

Retour à l'accueil