Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
Brésil Ceara Fortaleza

Abertas inscrições para o I Fórum de Mídia Livre

Adital.com

Estão abertas as inscrições para o I Fórum de Mídia Livre, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de maio, e reunirá participantes de todo o País. O evento é parte de uma ampla mobilização de jornalistas, acadêmicos, estudantes e ativistas pela democratização da comunicação em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação.

O custo individual da inscrição é de R$15 (quinze reais) para o público em geral e R$5 (cinco reais) para estudantes, pagos no dia do evento, junto à secretaria executiva. A secretaria executiva do evento emitirá um certificado de participação para os que compareceram nos dois dias de evento.

Um documento base para o encontro está em construção e pode ser consultado na página do fórum (http://forumdemidialivre.blogspot.com/ ). No manifesto, se afirma que o setor de comunicação"não reflete os avanços que ao longo dos últimos trinta anos a sociedade brasileira garantiu em outras áreas. Isso impede que o país cresça democraticamente e se torne socialmente mais justo". E continua: "A democracia brasileira precisa de maior diversidade informativa e de amplo direito à comunicação. Para que isso se torne realidade, é necessário modificar a lógica que impera no setor e que privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos (...)".

A mobilização para este encontro começou em uma reunião em São Paulo envolvendo 42 jornalistas, estudantes, professores ou pessoas atuantes na área das comunicações, de diferentes regiões do Brasil. Entre outras questões, os presentes discutiram o avanço do movimento de comunicação da mídia livre em todo o país, de modo a fazer frente aos grupos conservadores que concentram as atividades da comunicação social no Brasil.

Depois disso, algumas mobilizações estão ocorrendo em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Recife, Fortaleza e Aracaju.

O Fórum será realizado no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Praia Vermelha, das 9h às 17h (com pausas entre os debates e grupos de trabalho). Por enquanto, a inscrição no evento não garante transporte, estadia e alimentação.

Mais informações: http://forumdemidialivre.blogspot.com/

Fonte : www.adital.com

Commentaires