Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
Brésil Ceara Fortaleza

Colóquio discute agricultura familiar e desenvolvimento rural

Adital

Entre 26 e 28 de novembro, será realizado o II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre (RS). O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como objetivo discutir as relações entre agricultura familiar e desenvolvimento sob uma tríplice perspectiva: as dos atores sociais e suas práticas, das políticas públicas e seus alcances e limites e a contribuição que está sendo aportada pela teoria social em uma perspectiva multidisciplinar.

Além de uma conferência de abertura, a programação do evento contempla três painéis de debate, cinco oficinas de trabalhos temáticos, uma mesa-redonda de síntese dos conteúdos discutidos nas oficinas e um painel coletivo de encerramento com a participação de membros da academia, do Estado e de organizações da sociedade civil. As inscrições serão realizadas somente pelo sítio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural de 1° a 31 de outubro.

 

Entre os temas que serão debatidos nos painéis, estão: "Práticas de Desenvolvimento Rural: da criatividade dos agricultores às inovações político-institucionais", "Alcances e Limites das Políticas Desenvolvimento Rural: remover entraves para não fazer mais do mesmo", "Teoria Social e Desenvolvimento Rural: qual teoria? qual desenvolvimento?". O painel que encerra o evento discute para onde vai o desenvolvimento rural brasileiro.

 

Já as oficinas abrangem os seguintes tópicos: Formas de inovação e novos formatos tecnológicos no espaço rural; Diversificação dos meios de vida através de mercados agrícolas e não-agrícolas; Desenvolvimento rural e a relação sociedade - natureza; Mercados, redes sócio-técnicas e dispositivos coletivos; Desenvolvimento rural: interfaces entre Estado, atores e mediadores.

 

No encontro, serão lançados quatro títulos novos da Série Estudos Rurais relacionados à temática da agricultura familiar e do desenvolvimento rural: o livro traduzido de Jan Douwe Van der Ploeg "Os novos campesinatos: lutas por autonomia e sustentabilidade na era do Império e da globalização"; o livro de Angela Kageyama, intitulado "Desenvolvimento Rural: conceitos e aplicação ao caso brasileiro", "Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar", de John Wilkinson; e a obra coletiva organizada por Delma Pesanha Neves intitulada "Desenvolvimento Social e mediadores políticos".

 

As matérias sobre Segurança Alimentar são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.


http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=35070

Commentaires