VOLUNTARIADO

Para quem sente saudades de brincar com a tradicional boneca de pano, o Shopping Benfica tem um convite: ser voluntário na segunda edição do projeto Fábrica do Bem, lançado ontem, 21. Em uma sala no segundo piso do shopping, máquina de costura, tecido e linha estão disponíveis, de 14h às 22 horas, para os clientes que querem aprender a confeccionar bonecas de pano, também conhecidas como "bruxinhas".

Os interessados serão orientados por mulheres que fazem parte do Centro de Referência da Infância e da Família (Crif), de Guaiúba, município a 65 quilômetros de Fortaleza. A partir de um projeto da Secretaria da Assistência Social (SAS) do município, elas confeccionam as "bruxinhas" de uma forma completamente artesanal. "Essa é uma maneira de resgatar a cultura local. As bonecas de pano são uma tradição na região Nordeste", explica a secretária da SAS, Edite Castro Rodrigues.

Para o projeto Fábrica do Bem, já foram confeccionadas 500 unidades pelas "mulheres bonequeiras" de Guaiúba, como são conhecidas as que fazem bonecas de pano. Uma delas é a auxiliar de serviços gerais Marlene Guimarães. Ela aprendeu a realizar esse trabalho artesanal com os coordenadores do Crif e garante que o processo de produção é "rápido e fácil".

As bonecas estão sendo vendidas no Shopping Benfica por R$ 1,00. Toda a renda será destinada para as mães do município de Guaiúba que vivem da confecção de bonecas de pano e para instituições carentes de Fortaleza. O projeto conta também com a parceria dos estudantes do curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), que irão customizar as bonecas à medida que forem sendo feitas.

De acordo com a superintendente do Shopping Benfica, Marcirlene Pinheiro, o projeto tem três objetivos. "Além de ser uma fonte de emprego para essas mulheres, é uma forma de estimular o trabalho voluntário e ajudar instituições que precisam", enumera. Essa é a segunda edição do projeto Fábrica do Bem. No ano passado, foram confeccionadas cerca de três mil bonecas de pano.

Durante o evento de lançamento, o Shopping Benfica também entregou bolsas de estudo para estudantes que foram selecionados pelo projeto Eduque bem. As bolsas são voltadas para alunos de baixa renda que estão cursando o ensino médio e que fizeram uma prova de conhecimentos gerais e de redação.


OUTROS PROJETOS

Projetos de responsabilidade social do Shopping Benfica

- Árvore do Bem: durante o mês de dezembro, algumas árvores de natal montadas no shopping são destinadas para instituições de caridade. O cliente escolhe um cartão com um pedido de uma criança e realiza o desejo dela.

- Eduque Bem: financia a educação de 61 estudantes de baixa renda selecionados através de uma prova de conhecimentos gerais e de redação.

- Novos Talentos: através de concurso, artistas cearenses têm a oportunidade de ter o talento reconhecido pelo público e pela mídia.

- Manhã Feliz: no mês de outubro, crianças carentes participam gratuitamente de diversas atividades, como sessões de cinema, lanches, shows de fantoches e palhaços.

- Fique Bem: durante as manhãs de terça e quinta-feira são realizadas atividades físicas no estacionamento interno do shopping. O projeto é gratuito e realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros.

- Clube de Maior: os idosos que se associam ao clube do shopping (com descontos especiais)participam de atividades sociais e culturais.


Fonte: Shopping Benfica

Retour à l'accueil