Um filhote de boto cinza foi encontrado por pescadores na tarde da última quinta-feira na praia de Águas Belas, em Aracati, a 159 quilômetros de Fortaleza. Uma equipe da Organização Não Governamental (ONG) Aquasis foi ao local para recolher o filhote, uma fêmea de aproximadamente três meses. "Os moradores ficaram segurando ela dentro da água porque ela não conseguia flutuar. Esta é uma espécie que não se dá muito com a presença do homem, se estressa facilmente", diz Bianca de Luca, veterinária da Aquasis.

O animal está no centro de tratamento da ONG, mas o estado de saúde é complicado. "Ele está com uma infecção. O filhote foi alimentado com água de coco no início, mas agora está tomando um leite mais apropriado", diz. O animal ainda deverá ficar vários meses no centro, localizado no litoral de Iparana.

Já na noite de ontem, uma equipe do Aquasis resgatou um boto cinza, encontrado morto na Praia de Iracema, próximo à Ponte Metálica, em Fortaleza. De acordo com o laudo, o animal, um adulto, morreu depois de ficar preso em uma rede. "Algumas pessoas retiram partes do boto, como olhos, dentes e o pênis como amuleto, ou mesmo a carne. Mas é um risco muito grande para a saúde, não sabem como o animal morreu", diz.


Serviço

Mais informações da ONG Aquasis pelo telefone (85) 3318-6011

Retour à l'accueil