Decreto oficializando a criação do Geopark Araripe foi assinado ontem pela manhã pelo governador Lúcio Alcântara, em solenidade no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, município da região do Cariri, situado a 563 quilômetros de Fortaleza. Em aproximadamente cinco mil quilômetros quadrados, distribuídos nos municípios de Santana do Cariri, Missão Velha, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, estão as nove áreas agora protegidas pelo poder público estadual, denominadas Geotopes.


Os sítios, definidos pela relevância geológica e paleontológica, receberam os nomes de Geotopes Exu, Arajara, Santana, Ipubi, Nova Olinda, Batateiras, Missão Velha, Devoniano e Granito. Toda a área se limita com os estados de Pernambuco e Paraíba.

Ao lado do Secretário da Ciência e Tecnologia, Hélio Barros, e do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), André Herzog, o Governador ressaltou que a implantação do Geopark Araripe é uma forte conquista para o Ceará e para o Brasil, já que é o único do continente americano. Herzog, por sua vez, lembrou que o Geopark consiste em uma rede de unidades de conservação da natureza.

 

A área foi oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em setembro, após uma missão da entidade ter estado no Cariri avaliando o potencial da região proposta pelo Governo do Estado para implantar as unidades de conservação.

 

No Crato, funciona a sede administrativa do projeto, ligada à Urca. Também é no município que está situado o Geotope Batateiras, nos pontos mais próximos à nascente do rio Batateiras, uma área que reúne um conjunto de pequenas cascatas, permitindo apreciar as formações rochosas do local. O Geotope Exu está localizado no Pontal de Santa Cruz, próximo à cidade de Santana do Cariri, acima do povoado de Cancão Velho. Posicionado a uma altitude de 750 metros, é um ponto privilegiado de observação de parte da bacia do Araripe. O Arajara, localizado no parque do riacho do meio, tem altitude de até 960 metros em relação à cidade mais próxima, que é Barbalha.

 

O Geotope Santana está situado no Parque dos Pterossauros, uma área de 23 hectares na zona rural do município de Santana do Cariri, pertencente à Urca. O Ipubi, na antiga mina Chaves, faz parte do complexo industrial de extração de gipsita da empresa Chaves, Mineração e Indústria. O geotope Missão Velha consiste na floresta fóssil com altitude de 360 metros, situada a seis quilômetros de Missão Velha. O Geotope Devoniano fica no canyon do rio Batateiras, a quatro quilômetros da cidade de Missão Velha, próximo à ponte sobre o rio Batateira, que liga Missão Velha a Aurora. Por último, o Granito, é a área onde está fixada a estátua do padre Cícero, a três quilômetros de Juazeiro do Norte.

 

Conforme Herzog, a Unesco, por meio da sua Divisão das Ciências da Terra, irá após cerca de dois anos e meio de desenvolvimento do Geopark Araripe, enviar uma comissão para verificar como se deu o gerenciamento do trabalho nesse período. O reitor da Urca lembrou ainda que o projeto contribui para o desenvolvimento turístico, ecológico e científico, e para a promoção do desenvolvimento sustentável. (Colaborou Amaury Alencar)

Retour à l'accueil