PREOCUPAÇÃO
Chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo já mataram 16
Já são quatro mortos no Espírito Santo e 12 em Minas Gerais em conseqüência direta das chuvas, que começaram a 17 de outubro. As enchentes, que começaram este mês de dezembro, contribuíram para o aumento de 72% dos casos de lepstopirose no ES, onde a doença já matou cinco pessoas

Quatro pessoas morreram ontem no Espírito Santo em razão das chuvas que castigam o Sudeste do País. Em Minas Gerais, houve outra morte durante a madrugada. Com isso, já são 16 óbitos de habitantes nos dois estados desde o início dos temporais, na segunda quinzena de outubro. No Espírito Santo, uma menina de cinco anos está entre as vítimas. A criança, o pai e a mãe, que estava grávida, foram mortos após serem soterrados em um deslizamento de terra em Água Doce do Norte.

Uma família vizinha das vítimas também teve sua casa destruída e escapou por pouco. Oito pontes foram destruídas. Em Barra de São Francisco, o corpo de um homem foi encontrado boiando. Segundo a Defesa Civil do Estado, ele morreu afogado. Há nove cidades em situação de emergência no Espírito Santo, todas perto da divisa com Minas Gerais. O município capixaba de Ecoporanga encontra-se em estado de calamidade pública. Teve oito distritos isolados após queda de pontes.

As enchentes, que começaram este mês, contribuíram para um aumento de 72% nos casos de leptospirose, doença infecciosa transmitida pela urina de ratos, notificados no Estado, em comparação com o ano passado. No Espírito Santo, 903 pessoas foram diagnosticadas com a doença e cinco mortes registradas. Os laboratórios do Estado já confirmaram 222 casos. Em 2005, 525 casos foram notificados e 177 confirmados.

Em Minas Gerais, subiu para 12 o número de mortos pelas chuvas desde 17 de outubro. Na madrugada de ontem, Edimar de Souza, 33, morreu soterrado após o desabamento de sua casa, em Padre Paraíso. Já são 29 municípios em situação de emergência, a maioria no Leste do Estado. Em Governador Valadares, o volume de chuva nos primeiros 13 dias do mês foi de 200 mm (200 litros por m2). A média histórica para todo o mês de dezembro é de 197,8 mm. Ontem, choveu 12 horas seguidas no município, deixando 65 famílias desabrigadas.

A Defesa Civil do Estado já distribuiu 10 mil cestas básicas, 4.190 colchões, 5.000 cobertores e 12 mil telhas. Juntos, os dois estados somam 2.245 desabrigados e 6.003 desalojados. As defesas civis também contabilizaram os estragos feitos pelas chuvas até agora. São 2.935 casas destruídas ou danificadas e 409 pontes e galerias prejudicadas.

No Espírito Santo, um trecho da rodovia ES-381, entre os municípios de São Mateus e Nova Venécia, ficou totalmente destruído. Em Minas Gerais, pelo menos cinco rodovias estaduais apresentaram quedas de barreira, pontes quebradas ou rompimento de aterros.


RESULTADO DAS CHUVAS

Enchentes têm causado estragos nos dois Estados

Em Minas Gerais
- 12 mortes
- 29 cidades em situação de emergência
- 2.099 desabrigados
- 4.883 desalojados
- 2.433 casas destruídas ou danificadas
- 207 pontes destruídas ou danificadas

No Espírito Santo
- 4 mortes
- 9 cidades em situação de emergência
- 1 cidade em estado de calamidade pública
- 146 desabrigados
- 1.120 desalojados
- 502 casas destruídas ou danificadas
- 202 pontes e galerias destruídas ou danificadas

Obs.: Os dados de MG são de ocorrências registradas a partir de 17 de outubro; os dados do ES são de ocorrências registradas a partir de 1º de dezembro


Fonte: Defesa Civil dos Estados

Retour à l'accueil