Professor do município de Madalena cultiva cactos para combater o estresse e preservar o meio ambiente. Ele possui mais de 60 variedades da planta, sendo mais de 40 mil unidades que ficam expostas num pequeno jardim

"Filhos da Luz". Foi assim que o professor Eugênio Vieira batizou a sua coleção de cactos ornamentais cultivados em vários espaços em torno de sua casa na sede do município de Madalena, a 198 quilômetros de Fortaleza. Ele calcula em torno de 60 variedades da espécie, sendo mais de 40 mil unidades que ficam expostas num pequeno jardim, no quintal e até na sala. Há espécies originárias do Arizona, do México, da Bolívia e da região, como a popular "coroa de frade", uma espécie que possui flores e frutos minúsculos, além de ser de rara beleza.

"Tudo começou há cinco anos quando estava em busca de uma terapia para combater o estresse", lembra Eugênio Vieira, que é conhecido na cidade como Júnior. Ele recorda que uma terapeuta lhe recomendou freqüentar aulas de pintura, aprender a tocar um instrumento musical ou cultivar plantas. "Foi quando descobri os cactos e decidi investir no cultivo das variadas espécies. Tenho cacto com mais de 100 anos". Júnior também estruturou uma estufa para o plantio das sementes.

Professor da disciplina de Matemática em escolas públicas municipais, Eugênio Vieira dedica suas horas vagas ao cultivo da variedade de cactos. Quem chega na sua casa se depara logo com o pequeno mas bem cuidado jardim onde, vez em quando, chega um beija-flor. Na frente do jardim de cactos, ele plantou Nim, uma espécie indiana cujas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

"Cultivar cactos é uma verdadeira terapia. No contato com as espécies, a gente esquece o cansaço e controla o estresse do dia-a-dia. Confesso que me sinto muito melhor depois dessa atividade." O professor Eugênio diz ainda que participa de eventos sobre o cultivo da espécie e já visitou outros colecionadores. Também vende arranjos decorativos em feiras de Madalena, cidades vizinhas e em Fortaleza. Os preços variam de R$ 1,00 a R$ 10,00.

"Na década de 70, o meu pai desmatou e botou fogo no terreno para construir essa casa. Agora faço o contrário, volto a preparar a terra para o plantio e cultivar uma planta regional. É uma questão de consciência. Quero dar um bom exemplo de preservação do meio ambiente para minha filha Sara, de quatro anos". Júnior diz que, para incentivar crianças e adolescentes a cultivar plantas, doa anualmente 300 unidades de cactos às escolas do município.

SERVIÇO

O professor Eugênio Vieira cultiva e comercializa cactos na rua Abel Vieira, 67, no bairro Santana, em Madalena. O telefone para contato é (88) 3442 1161

 

Retour à l'accueil