Cariri de poesias e trilhas


A região do Cariri compreende um bom número de cidades, todas igualmente charmosas. São municípios bem distintos que guardam atrativos diversos para todos os tipos de turistas. Prepare as malas porque a diversão é garantida

Religião, belezas naturais e ciência. A região do Cariri é um pouco de tudo isso. E muito mais. São diversas cidades que se espalham pela chapada do Araripe, cada qual com seu charme particular. É assim que a devoção ao padre Cícero atrai milhares de pessoas durante todo o ano à cidade, pedindo e agradecendo ao religioso. No Crato, a cultura popular ganha forma nos cordéis, bem como nas bandas e nos poetas populares que se apresentam nas ruas. Os fósseis de Santana do Cariri e os casarios de Barbalha enchem os olhos dos visitantes. No município de Nova Olinda, as crianças da Fundação Casa Grande são um verdadeiro encanto. Enquanto em Assaré, é a memória do poeta Patativa que impregna toda a cidade.

Por todas as cidades, é possível se deliciar com os quitutes da culinária sertaneja. São diversos restaurantes voltados para os práticos regionais, como baião-de-dois com piqui, galinha a cabidela, carne de sol, torresmos e uma infinidade de receitas de dar água na boca. E são os temas regionais que regem o artesanato da região também. Assim, com barro, madeira e couro, os artesãos vão dando as formas das bandas cabaçais e os contornos do sertão.

Para quem gosta de aventura, parques aquáticos e seus toboáguas, além de trilhas e visitas à regiões históricas e perdidas na paisagem sertaneja são uma alternativa e tanto. Outra opção é mergulhar nas águas medicinais de balneários da região. Enfim, uma infinidade de atrativos para quem pretende adentrar o Cariri, um espaço cheio de história e magia.

Retour à l'accueil