Artesãos de Irauçuba, na Região Norte do Ceará, participam a partir de hoje do FestRede. Na abertura, vão armar a maior rede já confeccionada no município e, provavelmente, a maior do mundo
08/12/2006 04:49

São 15 metros de comprimento e 4,80 metros de largura e o tecido é o chamado sol-a-sol (100% algodão), de cor verde. Trata-se da maior rede de dormir já fabricada pelos artesãos de Irauçuba, na Região Norte do Estado, e, possivelmente, a maior do mundo. Nesta sexta-feira, 8, pela manhã, durante a abertura do FestRede, evento que divulga o artesanato mais importante da cidade, a rede será armada em frente ao Espaço de Artesanato de Irauçuba que fica às margens da BR-222, próximo à entrada da cidade que fica a 148 quilômetros de Fortaleza.

"Vamos armar de um poste a outro, aqui mesmo em frente ao espaço onde trabalhamos, local escolhido para a exposição do nosso artesanato e para os shows do FestRede que se realizará nesta sexta-feira e sábado", diz a artesã Veruza Soares Gomes. A rede foi confeccionada por 24 artesãos (homens e mulheres) de Irauçuba e, segundo estimativa deles, podem se deitar nela 30 pessoas adultas. "Todos que confeccionaram a rede vão deitar quando estiver armada", acrescenta Veruza.

Os artesãos fabricaram a "maior rede do mundo" utilizando também 120 novelos de linha e seis metros de tecidos para fazer os punhos, a mamucaba e a varanda. A ajuda financeira foi dada pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. De acordo com o ouvidor geral do município, professor Francisco Sérgio Mota dos Santos, as informações sobre a rede serão enviadas para incluir no Guiness Book (o livro dos recordes).

A idéia é divulgar o trabalho em todo o País e no Exterior. Atualmente, uma das maiores fontes de renda de Irauçuba é a confecção de redes de dormir bordadas à máquina, segundo a bordadeira Maria Sanrana Lima. Os artesãos vendem no espaço destinado pelo prefeito Raimundo Nonato Souza Silva, em barracas armadas às margens da BR-222, nas proximidades da entrada do município, e também nas feiras livres e de artesanato promovidas em municípios da região.

O FestRede é um dos eventos anuais para expor e comercializar o artesanato local. A abertura será hoje 8, às 8 horas, e prossegue no sábado, 9, com a venda de peças bordadas de cama, mesa e banho. Também haverá barracas para o comércio de bebidas e comidas típicas, além de shows e forró. Confirmaram presenças Luizinho de Irauçuba, Waldonys e Baladeiros do Forró.


DICIONÁRIO

Mamucaba - parte da rede que segura os punhos
Punhos - Entrançado de corda ou cordão, em forma de elo que segura a rede nos ganchos ou armadores
Varanda - espécie de franja colocada no acabamento da rede que pode ser tecida ou em crochê


SERVIÇO
FestRede - abertura nesta sexta-feira, 8, às 8 horas, na sede do Espaço dos Artesãos de Irauçuba, na BR-222, proximidades da entrada da cidade. Mais informações: (88)3635.1563

 

 

 

Retour à l'accueil