MEIO AMBIENTE
População se une para preservar árvores no Benfica
Um grupo de 30 "amantes do Benfica" criou o Comitê Pró-Tombamento das Árvores do Benfica, que pretende conscientizar a população à preservar as árvores antigas e impedir que elas sejam derrubadas



Ao entrar na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC) não é difícil encontrar um estudante sentado em um dos bancos aproveitando a sombra das árvores para ler um livro ou conversar com os amigos. E não é somente o Centro de Humanidades da UFC que é beneficiado com as árvores grandes e históricas. De acordo com a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), o bairro Benfica é um dos mais arborizados de Fortaleza. No entanto, estudantes, professores e moradores do bairro relatam que não há consciência para a preservação. Conforme a Emlurb, no último mês foram derrubadas três árvores no bairro.

Em busca de fazer uma ampla campanha pelo tombamento das árvores históricas do Benfica, incluindo as que estão nos domínios da universidade, um grupo de aproximadamente 30 "amantes do Benfica", entre alunos, moradores e professores, criou o Comitê Pró-Tombamento das Árvores do Benfica. O movimento surgiu no início deste mês por causa de um boato que a construção de um novo bloco na Faced derrubaria várias árvores antigas do local. Segundo Alexandre Gomes, historiador e um dos idealistas do comitê, o Benfica é um bairro muito antigo e as árvores fazem parte desse contexto histórico e não podem ser derrubadas.

Ele destaca que as árvores são um diferencial no bairro. Alexandre ressalta que um dos objetivos do grupo é catalogar todas as árvores da área. Por meio de uma parceria com os cursos de Biologia e Agronomia serão identificadas as espécies e as idades. A idéia, conforme o historiador, é desenvolver uma educação ambiental e patrimonial.

Para tentar dar início ao processo de tombamento das árvores, o comitê marcou uma reunião com o departamento de patrimônio histórico e cultural da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet). De acordo com a diretora do departamento, Ivone Cordeiro, é possível tombar árvores. Ela explica que a legislação permite e o procedimento é simples, embora não seja rápido. Depois de solicitado, o bem público, no caso, as árvores, passará por uma avaliação técnica e pela votação do conselho da Funcet.

Para conscientizar a população sobre a importância de preservar as árvores, o comitê se reúne todas as segundas e quintas-feiras a partir das 18 horas na Faced. Além disso, realizam os chamados "atos pelo Benfica" todas as sextas. Amanhã, será feita uma caminhada ecológica a partir das 16h30min, partindo da Praça da Gentilândia, com panfletagem e conversas sobre a importância das árvores históricas para o Benfica.

O POVO tentou falar o professor Neudson Braga com o responsável pela elaboração do projeto do novo bloco da Faced. Mas não conseguiu encontrá-lo por meio dos números de telefone fornecidos pela assessoria de imprensa da UFC.

Retour à l'accueil